Thursday, August 30, 2012

Sopa de Tomate

Maluquinha, é o que o marido me chama quando eu decido, ao chegar a casa ao final do dia com a criançada ainda meter mãos à obra e fazer uma sopa de tomate [que ele adora].
Mas os tomates coração de boi biológicos e maduros estavam a chamar por mim!
Ingredientes
4~5 tomates coração de boi grandes descascados e cortados grosseiramente
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
4 batatas médias descascadas e cortadas grosseiramente
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação
1. Leve uma panela ao lume com a cebola, o alho e um pouco de azeite, deixando a cebola ficar transparente.
2. Juntar o tomate e deixar cozinhar em lume brando até largar alguma água.
3. Juntar as batatas e cobrir com água a ferver. Eu juntei ~0,3l que não chegou para cobrir, mas depende da consistência que se pretende, eu queria uma consistência mais cremosa, logo adicionei menos água. De qualquer forma pode sempre ser rectificado no final.
4. Deixar cozer bem.
5. Com a varinha mágica triturar a sopa.
6. Retificar os temperos.

Lá em casa gostamos sempre de, já no prato, adicionar um pouco de pimenta moída. Só os "grandes" claro está, a miudagem come simples.

No comments: