Thursday, March 29, 2007
Costeletas de porco gratinadas
2 costeletas grandes de porco (lombo)
4 colheres (sopa) de natas
3 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
sal & pimenta
2 colheres (sopa) de azeite
Preparação
Alourar as costeletas dos dois lados no azeite. Temperar com sal e pimenta. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Misturar muito bem as natas com o queijo ralado e a mostarda até obter uma pasta.
Barrar um dos lados das costeletas com a pasta de natas. Transferir para um tabuleiro e levar a gratinar no forno durante 20 minutos.
[inspiração via Elvira]
Wednesday, March 28, 2007
Cake de cebola e bacon
A pensar no fim de semana em casa dos papás com muita gente a entrar e sair e sem horas para refeições, na 5ª feira passada resolvi experimentar o Cake de cebola e bacon da Elvira.
Como o puto achou que a forma de bolo inglês que temos era pequena, partimos um pouco a quantidade dos ingredientes, em baixo as quantidades aconselhadas pela Elvira e entre parênteses o que realmente usei (diga-se que afinal a forma chegava para a receita completa…).
Ingredientes para 4-6 pessoas
- 200 g de cebola picada (150g)
- 200 g de bacon cortado em cubinhos (150g)
- 250 g de farinha para bolos com fermento (150g)
- 4 ovos (3 ovos)
- 1 dl de vinho branco (não usei)
- 150 g de queijo emmental ralado (100g)
- sal & pimenta
- manteiga
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater muito bem os ovos com a farinha e o vinho branco. Incorporar o queijo ralado, a cebola picada e os cubinhos de bacon. Temperar com um pouquinho de sal e de pimenta. Misturar.
Transferir o preparado para uma forma rectangular (tipo bolo inglês) untada com manteiga. Levar a cozer no forno por 50 minutos.
Deixar amornar e desenformar. Servir o cake morno ou frio, com salada mista.
O meu erro foi deixar o cake no forno por mais uns 20 min, porque achei que não estava cozido, o que resultou numa crosta um pouquinho dura.
Mas o interior estava óptimo, super-saboroso.
Wednesday, March 14, 2007
Spaghetti com tomate e mozzarela
No sábado para o jantar eu estava virada para uma pizza, a massa estava no congelador, tinha mozzarela ralada, fiambre, tomate e cogumelos, e nada mais fácil do que estender a massa, “atirar” todos os ingredientes para cima e enfiá-la no forno!
Eu estava de rastos depois de uma semana de cão em que pouco dormi, depois de me ter levantado (num sábado!) às 9h da matina (deitei-me às 2h na noite anterior) e depois de ter passado o dia sem parar, entre outros a “passear” entre as coisas feias do In House na Exponor (ainda bem que tinhamos convites senão ainda agora estava a chorar o meu dinheirinho). Resumindamente queria ter o menor trabalho possível para fazer o jantar!
Mas o puto não estava virado para pizzas, e lá o convenci a jantar a pasta.
Ora nada mais fácil do que pôr spaghetti a cozer com sal (e sem tampa!) e no entretanto partir o tomate (2 médios) e uma mozzarela de búfala em cubos.
Quando o spaghetti está al dente escorrer.
Cobrir o fundo do tacho com azeite, juntar 3 alhos descascados e esmagados (um apertão com o cabo da faca é suficiente) e deixar o alho alourar um pouco.
Diminuir o lume para perto do mínimo, juntar o spaghetti e envolver bem no azeite, juntar por fim os cubos de tomate e mozzarela, temperar com pimenta preta moída na hora e oregãos. Deixar a mozzarella derreter um pouquinho. E em poucos minutos está pronto a servir.
Eu costumo juntar também uns raminhos de bróculo cozido, dá um pouco mais de cor e fica delicioso, mas não tinha e uma ida ao supermercado estava fora de questão.